Meio Ambiente


Primeiro, é preciso entender que meio ambiente possui um conceito abrangente e envolve aspectos políticos, sociais e econômicos, pois se relaciona com a forma de produção de riqueza e consequente desigualdade social, além de contemplar questões culturais, estéticas, biológicas, científicas e tecnológicas.

Visto desta forma, percebemos que meio ambiente abarca uma gama de aspectos que dão sentido a vida na terra. Sendo assim, podemos pensar que o ato de desmatar, por exemplo, pode ter efeitos que vão desde a destruição da biodiversidade (a extinção de espécies vegetais e animais endêmicas), empobrecimento do solo, êxodo rural, pobreza e até ocasionar mudanças climáticas, enfim, violar a harmonia do meio ambiente é, ao mesmo tempo, transformar o planeta num lugar mais hostil a presença humana.

O mais interessante, é notar que diferente de outras mudanças, os impactos ambientais afetam a todos, são "democratizados", sem distinção de cunho econômico, social ou cultural: atingem indistintamente homens e mulheres, ricos e pobres, operários e patrões, negros e brancos, desenvolvidos e subdesenvolvidos, capitalistas e socialistas, liberais e conservadores. Não há mais refúgio seguro. Todos finalmente passam a ter plena consciência do óbvio: a Terra é finita e a tecnologia não pode resolver todos os problemas.

Pense nisso:
"Se as árvores dessem sinal WiFi, muita gente iria plantar e cuidar delas; Mas como só dão oxigênio, pouca gente se importa com isso."

PARE E PENSE: Será que seremos conhecidos pelas gerações futuras como a “geração ‘não reciclável’”? Enquanto ponderar sobre as nossas atitudes as práticas não sustentáveis, sem atentar para os problemas subsequentes, estaremos lançando para a eternidade as amargas consequências do nosso egoísmo. Pense que o homem não é o único ser com direito a esse planeta!.

Acesse
MEIO AMBIENTE
Pare e Pense - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Pare e Pense

Imagem

Doe Vida