Preconceito Não


É inadmissível todo e qualquer tipo de preconceito, seja ele fruto da ignorância ou do medo. O preconceito fomenta a discriminação, o desrespeito, a agressão, retira do outro o reconhecimento pessoal e o direito dele de ser quem é, ou o que deseja ser.

Há diversos tipos de preconceitos, quais sejam: de raça, nacionalidade, idade, credo, sexo, orientação sexual, classe social, condição física ou mental e outros mais.

Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminação discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

PARE E PENSE: Qualquer um pode ser vítima de preconceito. Olhe pra você agora, com certeza encontrará algo, seja na sua aparência ou na sua personalidade, que te envergonha ou que te diferencia de outras pessoas, então, sempre vale aquela máxima: “não faça com os outros, o que não desejas para ti.”.

Da maneira como algumas pessoas tratam o problema, o preconceito parece o menor deles, o que não é verdade. O preconceito desde o começo dos tempos causa fome, miséria, ódio, raiva, politicagem, egoísmo e inveja. – Pare e pense, o preconceito de um país com outro, de uma raça com outra ou de uma religião com outra começa de um preconceito de um indivíduo com outro e que se transforma num nesses grandiosos problemas que acabam muitas vezes dizimando toda uma geração de seres humanos.

É uma palavra que parece comum, mas é muito pesada e causa grandes conseqüências, se verificarmos a história da humanidade, constataremos o quando foram danosas as ações preconceituosas de muitos sistemas e pessoas hipócritas que escondiam e disfarçavam tais atitudes que foram responsáveis por inúmeros genocídios. Existem, também, aqueles que escancaradamente agem de forma preconceituosa sem, sequer, dá satisfação à sociedade dos seus atos grotescos de descriminação, segregação e desprezo.
Eu tenho um sonho: que um dia o negro seja visto, não pela tonalidade de sua pele, mas pelo seu caráter e personalidade.
Martin Luther King
O preconceito, produto da ignorância, o deixou por muito tempo à margem da própria vida e do progresso humano e profissional.

Como podemos constatar, a ignorância constrói o preconceito que destrói todos os meios de crescimento humano, transformando o homem num ser irracional, perigoso e comprometedor de sua própria existência.

Preconceito é crime, sabia?
De acordo com a Lei N° 9.459: “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional” e ainda “Praticar, induzir, ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. A pena é de um a três anos de reclusão e multa. Ou seja, preconceito é crime!
Acesse
PRECONCEITO NÃO
Pare e Pense - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Pare e Pense

Imagem

Doe Vida